26/05/2014

THALLESMÃ BEER - Brilha muito na colina

Dia 30 de abril de 2014 ocorreu mais uma brassagem, também conhecido como fabricação da terceira cerveja da Templários Vascaínos Homebrewers.

Outra vez produzimos uma Indian Pale Ale, vulgo IPA, afinal, não podemos partir para outro estilo enquanto a IPA não sair do jeito que tem que ser, além de aproveitar os insumos já comprados.

Foi um dia de respirar fundo, concentração total e bora fazer com todo cuidado, evitar os vários deslizes que cometemos na Valdiram e Cazalbé e esperar que ela brilhe ao paladar desses vascaínos.

Então, após 7 horas dedicadas e com todos os cuidados possíveis cuidadosamente cuidados, o mosto foi para o fermentador e prometeu ser uma grande cerva devido aos seus excelentes números conquistados depois da brassagem.

E por mais óbvio e justo que se pareça, esse terceiro lote foi batizado de TALLESMÃ BEER, brilha muito na Colina! Afinal, ele é o jogador do Vasco que tem tudo pra brilhar muito na Colina e Seleção Brasileira (Alô, Felipão).

Seu teor alcoólico ficou excelente: 6,8% (uma IPA deve ficar entre 5,1 e 7,6%).

A ansiedade de beber é sempre grande. Nas outras duas, pulamos uma etapa da produção chamada maturação. A Thallesmã Beer passou por esse processo. Então, a partir de agora uma cerva produzida leva praticamente 30 dias para ser consumida. Mas essa semana não seguramos a petéca e abrimos uma garrafa para experimentar. Logo no primeiro gole foi constatado que a Thallesmã cumpriu o que prometeu. Mesmo sem o tempo de carbonatação e amadurecimento ideal, se tornou em é uma talentosa cerveja.

Se nas outras tivemos elogios, essa então não tem como não ter!

Cor linda! Cheiro bom. Sabor ótimo.

Pena que a quantidade é pouquíssima (+/- 4 litros), abaixo do que deveria.

Tallhesmã Beer harmoniza bem com lombo assado e bolinho de carne com mostarda escura.

PS: O quarto lote já foi produzido e encontra-se no processo de fermentação. Seu nome será em homenagem a um estrangeiro raçudo cruzmaltino. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário