13/05/2015

IPOJUCAN BEER - O destino escolheu o lado do maracã



Sábado de carnaval é um dia especial. Os foliões do Brasil inteiro estão em festa, com alegria nas pernas, e vão para os salões pular o tal carnaval. A farra se resume em tomar umas geladas, curtir marchinhas e paquerar umas mulatas (sempre de olho no tamanho dos gogós). No entanto, o sábado de carnaval dos Templários Vascaínos é diferente, ele pede mais, ele pede cerveja de qualidade, ele pede produção de cerveja. Sendo assim, não perdemos esta oportunidade e no último dia 14 de fevereiro de 2015, produzimos a nossa 7ª Cerveja Templária ao som da Unidos da Tijuca - de Gama a Vasco - a epopeia da Tijuca.

E ao som dos repiques de bateria, o homenageado da vez foi Ipojucan Lins de Araújo, o Ipojucan.
Você sabe quem foi Ipojucan? Nunca viu, nem ouviu mas agora vai ouvir falar. Simplesmente o 5º maior artilheiro na história do Vasco da Gama. Intitulado por estes despretensiosos Templários que o admiram como o espelho do Garrincha. Diziam que o tal Dr. Sócrates se "engambava" todo quando era comparado com o nosso craque. Com seus 1,90 m de alegria nas pernas, o canhota fez 225 gols pelo Gigante da Colina, sem contar os meio-gols quando deixava o Queixada pifado. 

Homenagear o Ipojucan foi o destino. Em uma destas partidas com atuação de garçom, após bela jogada, ele deu o passe para o Ademir Menezes, nosso Queixada, fazer o gol do título carioca de 1950 contra o ex-mecão. Neste jogo, curiosamente, ele precisou levar umas bolachas do técnico Flavio Costa para voltar do intervalo, devido a um surto de amarelite, ou talvez pressão baixa, falta de glicose já que era chegado na marvada também. E foi graças a este título que conquistamos o direito em campo, diga-se de passagem, de escolher em qual lado ficaria nossa torcida no estádio Mário Filho, também conhecido como Maracanã, também conhecido como nossa Sapucaí, também conhecido como o maior salão de festas Vascaíno do mundo.

A Vienna Lager Ipojucan Beer nasceu em um sábado de carnaval em meio a um ziriguidum oioi, e assim como o jogador, também precisou de um empurrãozinho (doses extras de fermento), para ficar no ponto. Uma cerveja lager, a primeira lager Templária, de coloração avermelhada, excelente carbonatação com espuma cremosa e persistente, aroma maltado levemente tostado e adocicado.  Possui 5,3% de álcool, e harmoniza com bolinho de bacalhau na companhia de fregueses fiéis.

E para celebrar mais esta conquista, não precisa ter samba no pé. Apenas com os dedos indicadores pra cima, cante a marchinha: 

Ipojucan, Ipojucan, podes escolher o lado do Maracanã (2x).
É o destino ver o freguês perdê
Pague as duas séries bê
Ipojucan festa e cachaça
Toma bolacha pro Ademir fazê de placa

 ---------------------

Alô, povão agora é sério. Apeeeeeeeeeeeeeeeerte o play!



 ---------------------
Fotos do churrasco na casa do Maurão Vascaíno no dia 6 de maio de 2015.




2 comentários:

  1. Sou filha do Ipujucan.....me sinto honrada quero uma caixa!!!!!!sou de São Paulo e lágrimas cairam de meus olhos.
    Quando alguém se lembra ele vive um pouco.Grata

    ResponderExcluir