27/04/2012

Nota Oficial em resposta ao Marca Brasil




Diante das inverdades publicadas - inclusive na primeira página -, na edição desta sexta-feira (27/4) do Marca Brasil, o Club de Regatas Vasco da Gama vem a público prestar os devidos esclarecimentos. Em momento algum qualquer jornalista do referido veículo ficou impedido de exercer suas atribuições, dentro das dependências de São Januário. Aos profissionais do Marca, como a qualquer outro jornalista credenciado, estão franqueadas as entrevistas coletivas e os treinamentos da equipe de futebol profissional. A proibição a que o veículo se refere restringe-se única e exclusivamente à produção de conteúdos exclusivos.
Outra inverdade que precisa ser esclarecida é o fato de que a decisão foi tomada por conta da foto publicada de Carlos Alberto fazendo xixi em um dos pilares de nosso placar eletrônico. O problema, caro Hélio Cícero, editor do Marca Brasil e do suplemento Ataque, de O Dia, não foi a foto em si, mas, sim, o tratamento dispensado a ela, retratando o jogador quase como um criminoso, justamente na véspera da semifinal de Taça Rio, contra o nosso maior rival. Por que este tratamento não foi dispensado pelo mesmo O Dia, quando Ronaldo Fenômeno, em partida da Seleção Brasileira, fez xixi em campo? Hein, Hélio Cícero?
O tratamento diferente dispensado aos veículos que o senhor edita, Hélio Cícero, é diretamente proporcional ao dispensado por vocês ao Club de Regatas Vasco da Gama, que, mesmo disputando consecutivas finais, só consegue ser levado à capa de seus jornais quando, após análise dos poderosos editores, vocês chegam à conclusão de que a notícia é negativa. E se não for, vocês conseguem dar um jeito. Lamentável.
Este não é o primeiro e nem o segundo episódio em que o Marca Brasil, ardilosamente, tenta atingir a Instituição Vasco da Gama. Ano passado, por exemplo, foi capa de O Dia, a lamentável foto do treinador Ricardo Gomes entubado, em um leito de hospital, mesmo com ele já fora de perigo e livre da UTI. A quem interessa isso? A quem interessa atingir a administração Roberto Dinamite, tratando-o como um ditador autoritário? A quem interessa?
A atual administração sempre se pautou pelo respeito à Liberdade de Imprensa, valor universalmente consagrado. Não há, e nunca haverá, cerceamento ao trabalho da imprensa. Mas o que não podemos admitir é que, sabe-se lá por quais interesses, a Instituição Vasco da Gama seja atingida gratuitamente. A ânsia por obter lucro e leitores não pode pisotear o velho e bom jornalismo, pautado pela verdade e isenção.

Um comentário: