29/01/2012

O Vasco é Meu?

Galera, essa semana não tivemos notícias boas. Quem achava (eu achava) que no Vasco estava tudo em dia, caiu do cavalo, e não do cavalo que o cavaleiro vascaíno está circulando por aí não. Os salários da galera toda  tá atrasado, muito atrasado. Como podemos ajudar? A gente tenta, mas também tem que se ajudar pra gente ajudar. Quando e tornei sócio do Vasco é Meu, e desassociei um ano depois, foi pela incompetência e motivos irritantes que o Álvaro de Curitiba postou no blog do JC no Globoesporte.
Copiei e colei o texto na cara dura, afim de ajudar a chegar em alguém tão lúcido quanto esse vascaíno.
Quem tiver um tempinho, leia que vale a pena:

-----------------------------------------------------------------


163 - Alvaro - Curitiba

PROBLEMAS NO PROGRAMA DE SÓCIOS:

Esse programa iniciou corretamente e com grande adesão de torcedores, mais de 50 mil se inscreveram, um verdadeiro sucesso. A partir daí começou a dar tudo errado.

O Vasco contratou uma empresa desorganizada e totalmente descompromissada com a seriedade da matéria. Logo em seguida começaram a pipocar reclamações com a demora na entrega da carteira de sócio, péssimo atendimento a solicitações de boletos e outras informações necessárias para transformar a adesão maciça em realidade social que trariam benefícios enormes para o clube. Posteriormente veio a cobrança pela falta de transparência do Programa.

Inúmeras vezes tentei contato através do Fala Conosco do O Vasco é meu e não obtive qualquer resposta. Tentei contato telefônico e ninguém atendia. Eu sou teimoso e fui procurar o Marcos Blanco gerente de marketing e aí sim obtive uma resposta.

Pior que o pessimo atendimento foi saber através da mídia que as despesas entre comissão e impostos cobrados por essa empresa consumiam mais de 50% da arrecadação. É duro contribuir para melhoria do clube e ver que na realidade essa contribuição beneficia um grupo de empresários.

A verdade é que esse programa de sócios poderia muito bem ser administrado pelo próprio clube. Qualquer garoto com boa formação em informática criaria um sistema que controlasse a emissão automática de boletos e os encaminhasse diretamente, via e-mail, para os interessados.

Qual a dificuldade de abrir uma conta na Caixa Econômica para receber o valor das mensalidades em tempo real. Porque a Caixa Econômica? Porque esse banco mantém convênio com lotéricas e o recebimento do boleto transita diretamente, em tempo real, na conta do favorecido. O custo desse beneficio gira em torno de R$ 2,00 por boleto. Valor este infinitamente inferior a comissão paga para a empresa administrar o programa de sócios.

As companhias telefônicas usam desse sistema e as contas pagas sem fatura transitam imediatamente na conta corrente delas. O CRC/Paraná que tem um número imensamente superior ao de sócios dos clubes de futebol usa desse artifício e o pagamento do boleto nas lotéricas é creditado imediatamente na conta corrente do órgão. Porque o Vasco não faz o mesmo?

Usando desse expediente o Vasco teria o dinheiro pago pelos associados creditado em sua conta em tempo real, não pagaria comissão para terceiros e a um simples toque em tecla do computador teria um controle rigoroso dos adimplentes e inadimplentes.

Sanaria, também, outro problema sério que é o cadastro do associado. Para isso mandaria a ficha proposta contendo todos os dados necessários que seria informado pelo interessado e remetido por e-mail ou correio para o departamento social. Dois ou três funcionários digitariam as propostas recebidas com filiação, RG, CPF, endereço e outros dados necessários e o encaminhariam para Secretaria via sistema. Em qualquer época esses dados poderia ser acessada a um simples toque no computador e apresentado a quem de direito. QUAL A DIFICULDADE PARA FAZER ISSO?

3 comentários:

  1. Se realmente se importassem com o plano de sócios, teríamos mais de 50 mil.

    ResponderExcluir
  2. Se realmente cuidassem do programa de sócios, já teríamos 50 mil associados tranquilamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou sócio ainda, mas realmente concordo que é algo desorganizado e que, nos fim das contas, é algo que gera dúvida.

    Recentemente tive que me recadastrar. Optei pela forma de pagamento via cartão de crédito, que até então era via boleto. Nesse mês de janeiro/2012 não veio discriminado na minha fatura o pagamento. Na minha conta do site não consigo mais saber se estou em dia. Entrei em contato com o fale conosco, argumentando se de fato "paguei" o mês 01/2012, mas até agora não recebi a resposta.

    Sei lá, a idéia/intenção é boa, agora a execução é péssima!

    ResponderExcluir